Caves Santa Marta maior adega cooperativa da Região Demarcada do Douro
As Caves de Santa Marta é a maior Adega Cooperativa da Região Demarcada do Douro e uma das maiores de Portugal, surgindo de uma fusão natural das adegas Cooperativas de Santa Marta de Penaguião, da Cumieira e de Medrões.
Situada no concelho de Santa Marta de Penaguião, esta adega é uma empresa com 50 anos de história e inserida na primeira demarcação pombalina, decretada por alvará régio de 1758 para os bons vinhos de Feitoria.
Duzentos anos depois, um grupo de viticultores acreditaram que o cooperativismo seria a melhor forma de promover o seu vinho e fundam a Adega Cooperativa de Santa Marta seguida pela criação das adegas da Cumieira e de Medrões.
A união comercial das três adegas dá-se em 1972 e a fusão definitiva acontece em 1988, dando origem às já conhecidas Caves de Santa Marta, reunindo-se assim todas as condições para a empresa crescer e atingir um nível alto na qualidade dos seus vinhos, tendo sido considerada a melhor adega cooperativa do ano, em 2001, escreve o Notícias do Douro.
Para além de apostar no mercado interno, actualmente exporta para a Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Andorra, Holanda, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Canadá, e produz mais de 13 milhões de litros de vinho, cerca de um décimo da produção total da Região Demarcada do Douro, divididos nas categorias de Vinho do Porto; Douro; Regional; Espumante e Aguardente.
As Caves de Santa Marta, com 2.072 associados e 87 funcionários, estão situadas na Região Demarcada do Douro, local onde se produz, entre outros, o famoso Vinho do Porto, surgindo aos olhos dos visitantes como a região mais carismática de todas as zonas vitivinícolas.
Post a Comment