CAVES SANTA MARTA LANÇA PORTO 50 ANOS
No ano em que Portugal comemora 50 anos de Democracia, as Caves Santa Marta lançam um Porto 50 anos tawny de cor dourada com reflexos esverdeados. Aromas intensos e complexos, com notas de frutos secos, especiarias, resina e madeira. Textura suave e aveludada, volumoso e denso. Sabor rico e concentrado, acidez equilibrada, com final de boca longo e persistente. Estagiou num ambiente temperado e silencioso do nosso Museu.
Recuar a 25 de Abril de 1974 é recordar tempos que às novas gerações surgem como importantes, mas longínquos, mas que os mais velhos lembram como tempo de festa, festa pela liberdade. Uma festa que assentou numa luta e em sacrifícios de muitos anos contra um regime que cavou grandes desigualdades num país isolado.
Foi longo, e muitas vezes difícil, o caminho que trouxe a Democracia aos 50 anos. Teve muitas conquistas e alguns erros. As desigualdades, muitas delas, persistem. Mas hoje podemos fazer um saldo positivo destas décadas que atravessámos e, sobretudo, sabemos que somos livres de escolher o caminho para as atenuar.
Os homens e as mulheres do Douro sabem bem o que são sacrifícios. Os que já penaram e os que ainda hoje as enfrentam. A vida nas vinhas do Douro nunca foi fácil. Tem por isso toda a lógica associar um vinho do Douro aos 50 anos da Democracia. Pelos nossos socalcos se verteu o esforço de homens e mulheres que à chuva e ao frio ou sob um sol tórrido acompanharam, trataram e acariciaram as videiras até colocarem no lagar as uvas de que se extraiu o vinho que, depois de décadas de cuidados às mãos dos enólogos, resultou neste Porto Tawny 50 anos cujo envelhecimento decorreu naturalmente ao longo de muitos anos em vasilhas de madeira, feito de acordo com o que está legislado (cor, aromas, sabores, etc.) mas com o perfil tawny das Caves Santa Marta.
Este vinho foi feito a par dos avanços e recuos que a nossa Democracia foi tendo. Como pensamos que estes anos valeram a pena e transformaram o País, brindamos à liberdade e homenageamos os que diariamente ajudaram e ajudam a construir um país livre. Associamos neste brinde todos os que, no Douro, com o seu trabalho na vinha, nos lagares e adegas fazem vinhos cada vez melhores. Para que ao beber-se este vinho cinquentenário se olhe para trás com segurança, sem medo do futuro.
Post a Comment