Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |   

Novo Boletim Trimestral já disponível!

[ 30/10/2009 ]

As previsões em termos de quantidade apontadas para a vindima de 2009 não andaram muito longe da realidade.

 

Apesar do Verão escaldante conseguimos produzir cerca de 12% mais que na colheita do ano anterior. A qualidade tudo indica será excelente. O reverso da medalha foi mais uma vez o abaixamento do quantitativo do benefício, menos 11,0% ou seja menos 13.500 pipas, volume muito significativo e penalizador para o rendimento de todos nós.

 

O comércio exportador jogou excessivamente pelo seguro ao fixar um total de 110.000 pipas, alegando a recessão de vendas no mercado externo pelos efeitos da crise económica mundial. Mas o quadro tudo indica poderá ainda ser mais sombrio, tendo em conta a tendência que se vem a anunciando de alguma descida nos preços. Perante tal cenário é nossa preocupação conseguir alternativas que possam de alguma forma compensar em parte o decréscimo de receitas do vinho generoso, ou seja aumentar os volumes de comercialização de vinhos de mesa nas suas diversas componentes de médio e alto segmentos. As exportações são um objectivo prioritário.

 

Iniciámos recentemente exportações para Angola em volumes significativos e procuramos crescer igualmente em mercados muito importantes como Brasil e os Estados Unidos da América. Com a entrada em funcionamento do novo governo, vamos fazer votos que muito especialmente o Ministério da Agricultura olhe com interesse para os problemas da Viticultura Duriense.

 

Voltar